"Portugal Salsa Open " - Regras




O Portugal Salsa Open é um concurso nacional de salsa, organizado anualmente pela EDSAE em colaboração com a Salsacenter, que visa encontrar os Campeões de Salsa Portugueses.
Os participantes deverão ter idade a partir dos 15 anos e competirão numa uma só categoria: aberta, independente da condição amadora ou profissional.



Regulamento
O Salsa Open é uma competição de carácter nacional de salsa (dança) aberto a todos os cidadãos Portugueses ou outros com residência fixa neste país.
A Competição será de categoria aberta para maiores de 15 anos (incluídos), independentemente da condição amadora ou profissional.


Inscrição
A inscrição deverá ser feita através do preenchimento do formulário específico fornecido pela organização regional do evento, devidamente assinado pelos participantes. Este formulário será guardado pela organização regional e entregue à organização nacional aquando da eliminatória em causa.
No acto de inscrição deverá :
· ser feito o pagamento de uma taxa de 25€ por casal, sem o qual a inscrição não deverá ser considerada válida
· ser entregue uma fotografia do par com roupa de dança.
Todos os inscritos terão acesso gratuito a todas as demais eliminatórias, assim como à Final do Salsa Open, no dia 26 de Junho em Aveiro. A participação no Salsa Open não dará direito a qualquer desconto na compra dos passes Salsa in Ria.


Funcionamento das Eliminatórias
Cada eliminatória terá um momento de apresentação de uma coreografia por parte de cada um dos pares concorrentes. No fim ficarão apurados os 5 primeiros, exceptuando os que o júri determinar como não aptos à final.
As eliminatórias terão um carácter regional, sendo que não deverão ser aceites inscrições de outros pontos do país exceptuando na última semana que as antecedem respectivamente, no caso de não se terem esgotado as inscrições Regionais.
Para cada eliminatória deverão ser abertas 15 inscrições (15 pares) no local 2 meses antes da data determinada. As inscrições regionais fecham 1 semana antes da data determinada.
Cada eliminatória poderá exceder o número de inscrições, mas apenas no caso de o agente / organizador local assim o entender.



Final Nacional
A final nacional do Portugal Salsa Open 2009 terá lugar na noite de abertura do Salsa in Ria 2009, pelas 21h30 de 26 de Junho de 2009, no Centro de Congressos de Aveiro.
Nesta data, os apurados de cada uma das etapas regionais totalizarão os finalistas que disputarão o título de campeões nacionais 2009.


A final terá 2 provas:
Improviso, com música a seleccionar pelo júri entre músicas escolhidas pela direcção nacional do evento, sob critérios específicos para a competição, e cada casal terá 2m para desenvolver sua dança. Dançam 3 pares em cada ronda.
Coreografia, par a par com música e coreografia próprias, entre 2m e 3m de duração.
Os 3 primeiros lugares serão encontrados através do somatório de pontuações das 2 provas. As pontuações serão recolhidas no final do concurso e as pontuações somadas com a presença dos elementos do júri. Em caso de empate pontual, os elementos do Júri deliberarão por maioria o par vencedor.


Elementos do Jurí
Zelando pela qualidade e fidelidade da competição, e garantindo a mais objectiva avaliação dos competidores, todos os elementos são escolhidos entre o grupo dos mais reconhecidos instrutores e dançarinos.
O quadro de juízes de cada eliminatória será decidido pelos organizadores nacionais, de acordo com os critérios abaixo estabelecidos:
Os elementos do júri nacional devem ser 3 pessoas Portuguesas que não tenham qualquer associação à região em causa e cujo prestígio ou reconhecimento nacional justifique a sua escolha.


Critérios de Avaliação
Os competidores serão avaliados numa escala de 0 a 10 valores de forma justa e imparcial, independente do estilo da dança (cubana ou em linha), e/ou de a mesma ser dançada no tempo fraco ou forte da música.
Presença em Palco Atitude do dançarino em cena.

Apresentação Visual Estética em conjunto do casal (penteado, vestuário, maquiagem, etc.).

Coreografia Desenvolvimento da dança, sua complexidade, movimentos e sincronização dos mesmos com a música.

Técnica Conhecimento, domínio e execução dos movimentos que formam a coreografia.

Harmonia entre o Casal Coordenação e harmonia de movimentos entre ambos.


Ritmo Tempo, ou tempos, utilizados para executar a dança, considerando a constância e consciência dos mesmos.

Criatividade Utilização de novos e diferentes recursos e/ou movimentos na coreografia.

Dança e Acrobacia * Serão sobretudo valorizados os concorrentes que não recorram em excesso às acrobacias. As coreografias deverão ter no máximo 2 momentos de acrobacia.
*Acrobacias são momentos em que o homem ou a mulher executam movimentos invulgares e espectaculares recorrendo por um dado período de tempo à ausência de contacto com o solo por parte de um dos executantes.