Eddie Torres - " The Mambo King of Latin Dance"

Nascido no dia 3 de julho de 1950, no mesmo hospital onde nasceu Tito Puente, Eddie Torres foi criado pelos seus pais porto-riquenhos no Harlem Hispânico, conhecido como “El Barrio”, em Nova Iorque. Iniciou-se no mundo da dança muito cedo, com apenas 12 anos, utilizando todo o seu tempo livre para aprender e aperfeiçoar técnicas.
Nesses dias, muitos clubes não autorizados em adolescentes, mas o famoso Hunts Point Palace abriu todos os domingos a partir de meio-dia à meia-noite, e foi aí que Eddie desenvolveu a sua vocação. O famoso Paladium fechou em 1965… deixando de ser o recanto e fonte de inspiração para os bailarinos.
Assim que conseguiu financeiramente, Eddie Torres abre a sua própria academia de dança, a fim de partilhar com outros o seu conhecimento, o que acontece por volta de 1973.
Entre 1975 e 1986, a casa nocturna Corso, na East 86th Street, em Nova Iorque, tornou-se o lar da segunda geração da era do Paladium, que fechou as suas portas em 1965. Sempre que possível Eddie vai dança ao som de Tito Puente e Machito no Corso.
Desde o início, Tito Puente foi o seu mentor musical, mas somente em 1980, é que realizou o seu sonho, apresentaram-se como “Bailarinos de Tito Puentes” e dançaram no Coliseu Nova Iorque ao som da Orquestra de Tito Puentes.
Musicais da Broadways, Ailey’s work, African dancing, flamengo são a dua fonte de inspiração e o seu ponto de equilíbrio na dança Latina.
June Laberta foi uma das bailarinas mais importantes na vida de Eddie Torres, professora de dança de salão, ela escreveu o livro “BallRoom Dance” e imortalizou os passos de Eddie Torres, registando-os em seu nome.
Eddie fundou a sua academia de dança – Eddie Torres Dance Company; no entanto indica que o seu maior orgulho foi realizar espectáculos e coreografar vídeos musicas com diversos os seus artistas favoritos, tais como: Orquestra de Tito Puente, Ruben Blades, Orquesta de la Luz, Tito Nieves, José Alberto El Canario, David Byrne, etc…
Durante muitos anos Eddie dançou com Maria, que posteriormente se tornou sua esposa, a opinião foi unânime, os críticos indicavam que toda a magia e sensualidade transmitida pelo par advinha de uma confiança e combinação dos seus dois corpos formando um só…
O ponto alto, dos últimos tempos, que Eddie gosta de recordar é quando a sua companhia de dança foi convidada, para dançar para o presidente George Bush, realizado no Carnegie Hall.
Eddie Torres tem uma vida cheia de sucessos e o seu nome estará eternamente associado ao pai da salsa mundial…